Já foram entregues os prémios aos vencedores da 14ª edição do concurso nacional Poliempreende, este ano integrado no projeto PIN –  Polientrepreneurship Innovation Network.

Ao longo do ano letivo 2016/17, o Poliempreende contou com a participação de 579 alunos, que submeteram a concurso 172 projetos de negócio. Os 19 projetos vencedores da fase regional, realizada em cada uma das instituições participantes, foram avaliados por um júri nacional que escolheu os três melhores, atribuindo ainda três prémios especiais e duas menções honrosas.

A cerimónia oficial de entrega dos prémios decorreu no final de novembro no Instituto Politécnico de Bragança que, desta forma, termina o seu mandato enquanto coordenador desta 14ª edição do Poliempreende.

OS VENCEDORES

Gala PIN Poliempreende - 1ºPremio1º Prémio – Atribuído ao projeto Ilegal, realizado pelos alunos do I.P. Setúbal, que se propõe desenvolver a personalização de motociclos com soluções suscetíveis de serem homologadas pelo IMTT, para que estes possam circular nas estradas nacionais.

Gala PIN Poliempreende - 2ºPrémio2º Prémio – Atribuído ao projeto Célia Celíaca, apresentado pelos alunos do I.P. Cávado e Ave, relativo à promoção da marca e personagem Célia Celíaca e do seu universo. As personagens com intolerâncias e alergias ou que apenas defendem um estilo de vida saudável estão presentes no website e nas redes sociais – loja virtual, banda desenhada, animação e blog – e nas associações celíacas, em Portugal e no Brasil.

Gala PIN Poliempreende - 3ºPrémio3º Prémio – Atribuído ao projeto Zthreat, apresentado pelos alunos do I.P. Bragança, que consiste no desenvolvimento de um software open-source, configurado de forma inovadora para tornar o acesso à Internet mais seguro para todos os dispositivos e sistemas que o utilizem.

OS PRÉMIOS ESPECIAIS

Gala PIN Poliempreende - Prémio Empreendedorismo DeltaPrémio Empreendedorismo Delta – Atribuído ao projeto Marias&me, apresentado pelos alunos do I.P. Coimbra, que se propõe criar um caviar vegan feito a partir da extração de uma substância gelatinosa de algas castanhas e de uma infusão de flores comestíveis.

Gala PIN Poliempreende - Prémio InternacionalizaçãoPrémio Internacionalização Delta – Atribuído ao projeto Agencia de Empreendedorismo, submetido pelos alunos da Universidade de Leon, e que se traduz num gabinete de consultadoria vocacionado para apoiar empreendedores nas fases iniciais dos seus projetos de criação de novas empresas.

Prémio ANI – Atribuído ao projeto Spectrum Audio Labs, idealizado pelos alunos do I.P. Lisboa, contemplando o desenvolvimento de equipamentos premium especializados para a indústria do áudio profissional, para responder às respetivas necessidades técnicas e artísticas.

AS MENÇÕES HONROSAS

H203 – Projeto dos alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique que consiste no desenvolvimento de módulos hidropónicos inteligentes capazes de garantir a produção de até 32 vegetais ao mesmo tempo.

Embalagens – Projeto dos alunos da Universidade de Aveiro que propõe a criação de uma empresa de consultoria em desenvolvimento de produto especializada em embalagens.

O PROJETO PIN

O concurso Poliempreende está integrado nas atividades a desenvolver no âmbito do PIN – Polientrepreneurship Innovation Network, um projeto estruturante que envolve a colaboração de 13 instituições de ensino superior politécnico na promoção do empreendedorismo. Graças a um financiamento dos programas Compete 2020 e Portugal 2020 (€743.126,76 de financiamento, para um investimento total de €1.104.286), será possível atingir objetivos ambiciosos e com grande impacto a nível nacional: até ao final de abril de 2018, o PIN irá envolver mais de 1500 estudantes em atividades que promovem as competências empreendedoras, gerar 45 novas empresas nos domínios do conhecimento, tecnologia e industrias criativas, 15 pedidos de registos de patentes e mais de 120 projetos de vocação empresarial.